Pryscilink
Arquivos

 

 

 

18.7.13

 

Mata Atlântica - Fábrica de Serviços Ambientais (QUATI)


É muito provável que você já tenha visto Quatis por aí. Eu já vi muitos em parques florestais no RS e PR. Isto porque eles não são lá muito acanhados e passeiam livremente entre os visitantes. Mas não se engane... a popularidade não o livra de ser uma espécie vulnerável, em risco de extinção.
Os simpáticos Quatis vivem em áreas florestadas, onde passam muito tempo sobre as árvores, geralmente formando grupos de 04 a 20 indivíduos que percorrem cerca de 2 quilômetros por dia pelas matas à procura de alimento: pequenas aves, ovos, insetos, frutas, vermes ou larvas presentes no solo. O peso varia entre 3,5 a 6 kg.
A época reprodutiva coincide com o período máximo de abundância de frutas. As fêmeas se separam do grupo para construírem seus ninhos em árvores. O período de gestação é de 10 a 11 semanas, nascendo de 02 a 07 filhotes que pesam cerca de 100 g e abrem os olhos depois de onze dias. Com 05 semanas os filhotes saem dos ninhos e com 15 meses, tornam-se adultos. Atingem a maturidade sexual com 02 anos.

*Peloamordedeus, não alimente os Quatis durante visitas em parques florestais, embora eles pareçam suplicar por um petisquinho. E, claro, jamais jogue nada no chão durante as visitas.

pryvieira@yahoo.com.br

This page is powered by Blogger. Isn't yours?